3º MANDAMENTO

GUARDAR DOMINGOS
E FESTAS DE GUARDA

"LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO PARA SANTIFICÁ-LO"
(Ex 20,8-10)



I - "O dia de Sábado"

O terceiro mandamento nos ensina a guardar o dia do Sábado, pois é o dia do Senhor Deus. Isto porque Ele em sua infinita sabedoria, fez o céu e a terra, o mar e tudo que eles contém em seis dias, mas repousou no sétimo. Eis ai o motivo pelo qual Deus o santificou.

Na Sagrada Escritura, podemos ver passagens que se referem à libertação de Israel do Egito. Deus, em sinal de sua aliança inquebrável, mandou que Israel guardasse o Sábado para louvá-lo por suas obras e ações salvíficas em favor de seu povo. Como Deus "retomou o fôlego" o homem e principalmente os pobres devem tirar os Sábado para descansar em honra do Senhor. É também o dia de protesto à escravidão dos trabalhos e do dinheiro.

No Evangelho Jesus Cristo nos ensina a autêntica e verdadeira interpretação da Lei do Sábado: "O Sábado foi feito para servir o homem e não o homem para servir o Sábado" (Mc 2,27). Por compaixão ao homem, Jesus nos ensinou a preferir fazer o Bem ao mal e a salvar vidas a matar no dia de Sábado.

 

II - "O Domingo"

É, para os cristãos, o primeiro dia de todos porque Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, o que simboliza a primeira criação. Com a ressurreição relembramos a Nova Criação iniciado por Cristo. É a plenitude do Sábado porque nos anuncia o repouso Eterno em Deus.
A celebração do Domingo é um culto prestado em honra ao Senhor e é visível, público e nos recorda a Antiga Aliança que Deus fez com seu povo.
Ao participar da celebração do Domingo, da Missa, o cristão pode dar o seu testemunho na Santidade de Deus e na sua esperança de Salvação, bem como confirmar sua comunhão e fé. Pode-se também participar da missa no Sábado à tarde. A sua dispensa só é concedida quando a obrigações sérias: doenças, cuidar de bebes, etc .... ou pelo próprio pastor. Está obrigação deve ser cumprida sempre e sua falta constitui um pecado grave.



III - "Dia de Graças e interrupção do trabalho"

Assim como o Senhor trabalhou e depois descansou no sétimo dia, todos nós temos uma vida ritmada pelo trabalho e pelo repouso. O dia do Senhor foi santificado para que possamos desfrutar do laser a que temos direito nesse dia.
Os cristãos se dedicam, neste dia, às atividade relativas ao culto a Deus, ao repouso espiritual e corporal, ao relacionamento familiar, social e cultural com as outras pessoas.
Os cristãos devem lembrar-se que é um dia para o descanso, principalmente para os irmão que não podem repousar em virtude de sua pobreza e miséria. Foi um dia criado pela piedade divina aos pobres, à humildes obras para com os enfermos, idosos, etc...

Comentários Finais

Como podemos observar, vimos que os três primeiros mandamentos têm uma intima relação entre Deus e o homem. A partir daí, temos a base primordial para nos apoiarmos e o modelo corretíssimo a ser seguido. Esperamos que estas explicações sejam bastante úteis a todos vocês. Queremos deixar bem claro mais uma vez, que tais explicações foram extraídas do livro "Catecismo na Igreja Católica" e que não temos a intenção de espalharmos a nossa verdade. Queremos apenas expor o que a Santa Igreja já divulga através da Santa Eucaristia.

Estamos muito agradecidos e sem mais demoras, comecemos o estudo dos outros 7 mandamentos. Mandamentos que, como foi mencionado antes, estabelecem a relação entre o homem e seu próximo.

 

 



leia a newsletter

Home  | Nossa História  | Atividade Pastoral  | Expediente do Santuário  | Palavra do Reitor  | Evangelho do Dia  | Santuário na Mídia  | Links
Intenções  | Testemunhos  | Fale Conosco


Copyright: 2009 - Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro | Todos os direitos reservados
Gestão do Conteúdo - Pe. Nelson e Equipe de Comunicação do Site Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
End: Avenida Santo Afonso, 208 – Centro :: Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil :: Fone: (22) 2722-0988