São Clemente Maria Hofbauer
Defensor da Igreja
Considerado o segundo fundador dos redentoristas, perseguido pelo mau clero, destacou-se por seu amor ardente à Igreja e ao Papado e pela argúcia em detectar erros contra a fé. Em 1914, o Papa Pio X concedeu-lhe o título de Apóstolo e Patrono de Viena.

Um olhar sobre a vida de Clemente Hofbauer pode nos ensinar muito sobre um sonho feito realidade, sobre a oração e o serviço, sobre a perseverança na vida cristã, sobre a santidade alcançada vivendo o dia-a-dia e usando cada momento do tempo para seu fim apropriado. Clemente não foi um fazedor de milagres ou um visionário, apenas um grande e santo redentorista, que serviu o povo de Deus com o máximo da sua capacidade.

O nosso santo nasceu na festa de Santo Estevão, 26 de dezembro, do ano 1751, em Tasswitz, Morávia. Era o nono de doze filhos nascidos do casal Maria e Paulo Hofbauer. Batizado logo no dia seguinte, recebeu o nome de Hansl, ou João e conhecido com este nome por mais de vinte anos e mudado para Clemente, somente quando da sua entrada num eremitério.

Sentiu em si o desejo de consagrar sua vida a Deus. Peregrinou instituições religiosas, mas, incapaz de prosseguir os estudos, teve que aprender uma profissão. Foi mandado como aprendiz a uma padaria em 1767. Em 1770 foi trabalhar na padaria do mosteiro premonstratense dos Monges Brancos de Bruck. Na época os efeitos da guerra e da fome levavam muita gente sem-teto e faminta a mendigar na porta do convento. Hofbauer trabalhava dia e noite para dar de comer aos pobres que batiam na sua porta.

Aos 29 anos, depois de ter sido padeiro em três lugares e eremita em dois outros, Clemente entrou para a Universidade de Viena. Durante uma peregrinação à Itália em 1784, Clemente e seu companheiro de viagem, Tadeu Huebl, decidiram entrar numa comunidade religiosa. Os dois foram aceitos no noviciado redentorista de São Julião em Roma. Na festa de São José, 19 de março de 1785, Clemente Hofbauer e Tadeu Huebl tornaram-se redentoristas, professando publicamente os votos de pobreza, castidade e obediência. Dez dias depois foram ordenados sacerdotes na catedral de Alatri.

Sua vida é marcada por gestos de caridade para com os pobres. Dentre as muitas história, conta-se que ele foi mendigar num bar. Quando Clemente pediu uma doação, um dos donos lhe cuspiu cerveja no rosto. Clemente limpou o rosto e respondeu: "Isto foi para mim. Agora, o que o senhor tem para os meus meninos?" Os homens que estavam no bar ficaram tão pasmados com aquela resposta heroica, que deram a Clemente mais de 100 moedas de prata.

Clemente foi o grande responsável pela expansão da Congregação, saindo dos arredores da Itália e partindo até a Polônia. De lá, muitas comunidades foram abertas e expandiram-se por vários países da Europa.

Clemente Hofbauer foi beatificado no dia 29 de Janeiro de 1888 pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado como santo da Igreja católica dia 20 de maio de 1909. Em 1914, o Papa Pio X Devotíssimo da Santíssima Virgem

Uma palavra sobre a devoção a Nossa Senhora, que para São Clemente unia-se à do Santíssimo Sacramento. Em uma época em que até teólogos pré-progressistas julgavam dever impugnar o culto “excessivo” a Maria Santíssima, São Clemente tornou-se conhecido como o “padre que benze terços”. Com efeito, ele chamava o rosário sua “biblioteca”, afirmando que, por essa devoção, conseguia tudo que pedia a Deus. Impôs mesmo aos oblatos o dever de defender sempre o rosário, mormente quando escarnecido pelos hereges ou assemelhados.

São Clemente faleceu no dia 15 de março de 1820, no momento em que os sinos tocavam o Angelus. Foi beatificado por Leão XIII e canonizado por São Pio X, em 20 de maio de 1909.

• São Clemente foi o segundo fundador da Congregação Redentorista.

• Responsável por difundí-la pelo mundo, São Clemente Hofbauer pode ensinar muito sobre realização, oração e o serviço.

• Construiu sua santidade aos poucos, diariamente, servindo Deus com simplicidade, coragem e dedicação.

• Nascido numa pequena aldeia da Boêmia, viveu nos anos de 1751 a 1820.

• Foi padeiro, andante, eremita, catequista e sacristão.

• Com muita dificuldades chegou a ser padre, e com muita esperança se fez redentorista.

« OUTUBRO 2017 »