Pastoral Social

Pastoral Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Entendemos por Pastoral Social, a solicitude da Igreja presente no Santuário para com as questões sociais, com ações voltadas concretamente para os diferentes grupos ou pessoas marcadas pela faceta da exclusão social.

O Que é a Pastoral Social?

A Obra Social tem como finalidade concretizar em ações sociais e específicas o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Os textos bíblicos destacam em suas páginas alguns rostos que têm a predileção do amor de Deus. São rostos anônimos, os quais, em função do trabalho pastoral, vão recuperando o nome e a história na medida em que são assumidos com amor.

A Obra Social é essa solicitude do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro voltada especialmente para a condição sócio-econômica da população. Há uma preocupação com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Todos os dias, e pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas por projetos desenvolvidos graças às doações recebidas de devotos.
São ações promovidas: o atendimento às famílias carentes; desenvolvimento humano;; assistências jurídica e psicológica; oficinas educativas;; acolhida a idosos; e cursos de geração de renda. Em todas, o amor da Mãe do Perpétuo Socorro se faz presente por meio da solidariedade dos devotos, voluntários, colaboradores e Missionários Redentoristas. Sempre com o olhar voltado àqueles mais fragilizados, as Obras Sociais exercem diariamente o trabalho de cultivo da fé, da espiritualidade, dos direitos e responsabilidades sociais, associado ao acesso à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e alimentação.

Resumindo, essa dimensão sócio-transformadora da Obra Social é constituída de quatro aspectos complementares e indissociáveis: sensibilidade para com os fracos e indefesos, promoção humana, profetismo no combate à injustiça e espiritualidade libertadora.

Objetivo Geral

A Obra Social tem como objetivo desenvolver atividades concretas que viabilizem essa transformação humana e social, dando assistência às necessidades imediatas, mas também, buscando promover o excluído e resgatar a cidadania.

Um atendimento é feito por uma equipe, nas manhãs e tardes, de segunda a sexta-feira, com a finalidade de acolher cada pessoa necessitada que procura o Santuário, escutando as demandas e buscando responde-las segundo nossas possibilidades.

Várias famílias são cadastradas e recebem umja cesta básica ao final de cada mês.

A Obra do Berço reúne e assiste gestantes carentes, promovendo a devida formação para esta fase da gravidez, dando informações necessárias e colaborando com o enxoval do bebê.

Um Grupo de Partilha reúne os assistidos para uma experiência de socialização das experiências vividas e fortalecimento de vínculos e da auto estima.

« DEZEMBRO 2017 »