Pastoral da Liturgia

A Pastoral da liturgia é o serviço para animar a vida litúrgica, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A pastoral litúrgica ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. A pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, Festa da Padroeira, Santos Redentoristas, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

Liturgia é uma ação Sagrada através da qual, na Igreja e pela Igreja, se exerce e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem como objetivo a santificação dos homens e a glorificação de Deus. (S.C.7)
Da liturgia participam pessoas que assumem diversas responsabilidades; o presidente da celebração, o animador, leitores, salmista, músicos, ministros extraordinários da Eucaristia, coroinhas, cerimoniários, equipe de ornamentação, sacristã, sonoplasta, acolhida e muitos outros servidores da igreja.

Naturalmente, estes serviços devem formar uma equipe que pensa, organiza, prepara e propõe VIDA e ARTE em sua realização. Sendo desta equipe, pessoas com forte espiritualidade e sensibilidade litúrgica, empenhadas em fazer sempre o melhor. Pois a comunidade dos fiéis merece uma liturgia bem preparada. E Deus, a quem se deve honra e glória merece ainda mais!

Conheça Um Pouco Mais Sobre Os Objetos Litúrgicos Usados Na Celebração Eucarística

Os objetos litúrgicos, também chamados de "alfaias", são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa. Os objetos usados no culto divino devem ser feitos de materiais nobres, ornados de tal forma que invoquem a riqueza dos mistérios que eles servem.
A encíclica Sacrosanctum Concilium assim descreve a importância da dignidade dos objetos utilizados na liturgia: "A Igreja preocupou-se com muita solicitude em que as alfaias sagradas contribuíssem para a dignidade e beleza do culto". Dessa forma, não cumpre o papel a que se propõe, objetos que não exaltem essa dignidade, tais como cálices de vidro comum ou patenas improvisadas, feitas de materiais desprovidos de valor. Vamos conhecer os objetos mais importantes:

O Templo

Objetos Litúrgicos