Liga Católica Jesus, Maria, José

A LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ foi fundada pelo Capitão Henrique Belletable em 1844, em Liège, na Bélgica, sob a orientação dos Missionários Redentoristas, para proporcionar aos fiéis um instrumento de prática real e mais consciente de sua fé religiosa e, com isso, atender ao bem das respectivas famílias. O movimento que existe há mais de 400 anos tem como proposta ajudar as pessoas a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo através da evangelização das famílias.

Foi aprovada pela autoridade episcopal e, em 1847, elevada pelo Papa Pio IX à categoria de ARQUICONFRARIA. Todas as LIGAS que se fundavam, deviam agregar-se à SEDE PRIMÁRIA em Liège. Para facilitar a agregação canônica necessária, em vista dos Privilégios, foi obtido, pelo BREVE APOSTÓLICO, em 14 de novembro de 1922, para o Brasil, uma sede que tivesse a mesma autoridade da PRIMÁRIA de Liège.

Foi elevada à categoria de PRIMÁRIA a LIGA de SANTO AFONSO, no Rio de Janeiro, com faculdade exclusiva de agregar todas as LIGAS CATÓLICAS atuais e futuramente existentes no Brasil, cujo pedido deve ser formulado à CONFEDERAÇÃO NACIONAL.

A assistência eclesiástica nacional das LIGAS no Brasil foi entregue aos Redentoristas da Província do Rio de Janeiro (RJ, MG, ES), que designa um sacerdote para esta tarefa.

Cada LIGA é autônoma e é organizada de acordo, o mais possível, com o Estatuto Padrão, salvaguardando-se sempre a competência da paróquia/Santuário e da (arqui) diocese a que pertence. Se houver dúvidas, consulta-se a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS. Não há nada, da parte da direção nacional, que impeça qualquer criatividade por parte das LIGAS, pelo contrário, essa é até desejada e incentivada.

O Regimento Interno compete a cada LIGA/FEDERAÇÃO em particular, que procurará não se afastar das orientações e das linhas de ação pastoral de sua paróquia e de sua (arqui)diocese, bem como das normas da Confederação Nacional.

Programação

Todo ano, a Liga Católica realiza uma Romaria ao Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro, reunindo liguistas de dez capitais do Brasil. Mais de mil romeiros participam de Procissão, Palestra, Benção, Celebração Eucarística e Consagração das Famílias.

Encontro:

As reuniões do grupo acontecem sempre no segundo domingo de cada mês, às 8h30, na Sala Jesus, Maria e José.

« OUTUBRO 2017 »