Crianças de Fé


Crianças De Fé

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entende a importância de ensinar a Palavra de Deus e ministrar na vida das “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando for velho não se desviará”.

Entendemos que a responsabilidade maior é dos pais, a quem Deus confiou sua herança para cuidar e orientar:

“Ensine a Palavra com persistência a seus filhos. Converse sobre ela quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Dt 6.4 a 9).

Missão

Muitas crianças participam, juntamente com seus pais ou familiares, das Eucaristias dominicais celebradas no Santuário. Acontecia de várias ficarem dispersas, desviando a atenção dos demais fiéis. Outras ficavam circulando pela Igreja ou caminhando até o bebedouro ou sanitários. Outras ainda queriam correr no pátio, tirando seus pais da participação ativa na Celebração.
Começou a crescer então, uma demanda dos pais para que houvesse um espaço dedicado especialmente às crianças, nas Missas que não fossem dedicadas especialmente a elas.

Foi para atender a essa demanda que nasceu a Pastoral Crianças de Fé. O passo seguinte foi recrutar voluntários que se dispusessem a colaborar. E não faltou disponibilidade ao chamado. Vários pais, mães, jovens e até crianças maiores se ofereceram. E o projeto nasceu!

Objetivo


A Pastoral Crianças de Fé existe para: levar Jesus Cristo às crianças que estão presentes nas Missas Dominicais do santuário, desenvolvendo nelas o caráter cristão através do ensino bíblico e instrução ao serviço, bem como orientando, acompanhando, e levando-as a uma vida espiritual crescente.

Este é um privilégio revestido de grande responsabilidade. É com grande amor que muitos voluntários chamados por Deus se dedicam para ensinar e mostrar o único caminho que as levam a Deus: Jesus Cristo. Dentro da Pastoral Crianças de Fé atendemos crianças de 0 a 8 anos e procuramos envolvê-las em diversas atividades formativas da fé.


Evangelização Das Crianças

Os psicólogos e pedagogos dizem que os primeiros 5 anos são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Se esses anos são tão importantes para o desenvolvimento mental, emocional, físico, será que não são importantes espiritualmente também?
Por que os primeiros anos são tão importantes?

Tudo é novo para criança. Está formando seus conceitos sobre o mundo, baseando-se nas primeiras experiências, esses conceitos podem ser certos ou errados, dependendo do tipo de experiência que a criança tem.

As coisas que acontecem nos primeiros anos marcam a criança pelo resto da vida. Exemplos: A criança que tem um pai carinhoso, atencioso, vai formar a idéia que adultos são bons, são pessoas confiáveis. Quando ela vai a igreja e encontra um lugar limpo e alegre para ela, com líderes preparadas e carinhosas, ela terá a impressão de que a igreja é um lugar feliz, onde ela é amada. Essas primeiras experiências formam a base para o futuro desenvolvimento da criança. Há muitos elementos moldando as vidas das crianças durante esse período quando são facilmente influenciadas.

Será que a igreja não deve ser uma destas influências? Quando a criança chega à igreja e encontra sempre as mesmas pessoas para cuidarem dela, encontram uma sala limpinha e arrumada, encontram pessoas que cantam e falam de Jesus, ela está sendo moldada a pensar nas coisas de Deus. Deus será uma parte da sua vida desde a infância.

Deixaremos a formação espiritual em branco? Quando a igreja joga as crianças para qualquer canto, sem material, sem líderes, não há como aprender, conhecer e amar a Deus. Devido a esses fatores, é necessário dizer: "Sim - vale a pena trabalhar com as crianças pequenas na igreja" De fato, podemos dizer que é essencial. Podemos concordar que é necessário trabalhar com as crianças pequenas e não duvidar que é necessário ensiná-las sobre Deus.

Crianças Pequenas Precisam De Orientação Espiritual?

Ouvimos muitas vezes as Palavras de Jesus (leia Mateus 28,18,19). As crianças entram neste esquema? - Certamente! Elas têm uma natureza espiritual, precisam aprender as grandes verdades da Bíblia e de Deus. Só que elas tem que ser ensinadas ao seu nível de entendimento. Deus reconheceu essa necessidade quando recomendou o ensino aos filhos em Deuteronômio 6:6-9. Deus dá a tarefa de educar os filhos aos pais, mais isso não alivia a igreja de sua responsabilidade.

A igreja e os pais precisam trabalhar juntos para educar os filhos claramente, Deus preocupou-se com a educação de crianças. Ele, entendendo a natureza das crianças, sabe que elas precisam aprender de uma maneira bem natural. Por isso, Ele, o Criador do homem recomendou um ensino natural, aproveitando a natureza da criança para ensinar-lhe enquanto brinca, come e vive. Nosso ensino deve seguir esses mesmos padrões.

Também, é bom lembrar que Deus achou importante que as crianças aprendam desde cedo, quem é Deus e como amá-lo.

Deus importou-se com a inclusão das crianças nas celebrações religiosas. Quando explicou a celebração da Páscoa, ele falou:(Ler Êxodo 13,7,8), Deus sabia que
aquela refeição diferente iria despertar a curiosidade das crianças e Ele queria que las estivessem incluídas na celebração, para que pudessem aprender o que Ele tinha feito. Assim estariam crescendo na fé, de uma maneira bem natural.

 

A igreja e os pais precisam andar juntos nesta missão, pois bem sabemos que a criança passa a maior parte do tempo com seus pais, por isso precisa viver em um ambiente onde Jesus é o centro de tudo e todos os dias, uma familia que ama a Deus e que o busca diariamente. A criança conhecerá a Deus cada vez mais intimamente e terá experiências no seu dia a dia de seu amor e do Seu cuidado, esta vivência será continuada na igreja onde a criança terá alegria e prazer de estar na casa de Deus.


Qual Deve Ser Nossa Atitude Para Com As Crianças?

"Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão." (Salmos 12,3).

• Deus dá muito valor a cada pessoa. A criança está incluída.
• A criança foi criada a imagem de Deus. (Gen.1,27)
• A criança se comunica com deus na sua linguagem.
• Das crianças pertence o reino dos céus. (Mateus 19,13-15)

Encontros

Domingos, às 10h30 e 19h30.


 

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« OUTUBRO 2017 »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5