Catequese com Adultos

A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da Igreja Católica no Brasil em levar adiante a reflexão do tema "Catequese com Adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.

A Catequese com Adultos é uma catequese original, porque para eles, mais do que «saber» e «aprender», é preciso «experimentar», «conversar», «viver». Mas, nunca se vive o suficiente, há sempre aspectos a rever, confrontos a fazer, realidades a converter. Porque a fé é dinâmica, ou se alimenta ou se perde. Para aprofundar a fé ou para a recuperar é preciso um processo conversão. A catequese de adultos, iniciação ou reiniciação à vida cristã, vai permitir este processo de conversão.

A Catequese Proporciona Ao Adulto:

• Descobrir Jesus como único Senhor;
• Aceitar, por processo de conversão, arrepender-se e tornar-se nova criatura;
• Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus;
• Ter presente o testemunho dos que o precederam na fé;
• Celebrar os sinais de vida, os sacramentos, viver unido na comunidade cristã (cf. At 2, 32?47).

Fragilidades Apreesntadas Pelos Adultos:

Face ao mundo plural e corrupto, dominado pelos ídolos do dinheiro, do poder e do prazer, uma parcela bem numerosa do povo católico se encontra muito despreparada, apresentando quatro perigosas fragilidades:

a) Primeiramente, a não conversão. Em geral se é católico por tradição, por costume e não por conversão, decisão consciente, esclarecida, coerente e generosa. Até existe "católico não praticante", o que é, em si, uma aberração;

b) Segunda fragilidade: a não convicção. É consequência da primeira, e se manifesta na insegurança, na ingenuidade, na busca do maravilhoso e milagreiro na religião, no devocionismo e na facilidade de mudar de opinião face a argumentação até simplórios;

c) Terceira fragilidade: a ignorância religiosa. É imensa a quantidade de católicos que desconhecem um mínimo sobre sua fé. Quando ouvem ou lêem interpretação da Bíblia que destoam da tradição católica, narrativas de fenômenos espirituais, críticas à Igreja, ficam perplexos, sem base para se confrontarem com o que recebem e para contra-argumentar;

d) Quarta fragilidade: o infantilismo religioso. É bastante grande o número dos que se deixam fascinar por "ídolos do pop-catolicismo", se amarram em canções cristãs infantis, se agarram em práticas devocionais mágicas e de deixam dominar pela falta de consciência crítica social, política e econômica.

Ora, uma pessoa não convertida, sem convicções sólidas, ignorantes em sua fé e que é um adulto infantil, obviamente ESTÁ SEM IDENTIDADE, SEM BASE, portanto, VULNERÁVEL a influências e desvios de todos os tipos.

Adultos Na Fé:

Ser adulto na fé, ideal sempre a ser buscado, se tornou urgência hoje em meio a este mundo cada vez mais pagão, sem ética, corrupto, amoral e imoral, explorador da natureza, escravizador das pessoas. É preciso muita vida inteior, estudo sério, vida em comunidade e atenção ao que acontece para se poder dar testemunho da fé cristã, anunciar o Reino de Deus, viver a comunhão fraterna e a solidariedade, segundo o Mandamento Novo, ter serenidade, cordialidade e fortaleza para dialogar com o diferente, com as religiões, as culturas, as ideologias, ter a coragem profética para denunciar tudo o que vai contra a dignidade do ser humano e contra a natureza. Investir na maturidade do fiel torna-se, portanto, prioridade para a Igreja hoje.

Encontros

Sábados, às 16h30.