03/07/2017

1ª leitura: At 12,1-11
2ª leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho: Mt 16,13-19

As leituras de hoje nos apresentam um pouco da vida de Pedro e de Paulo. Deste, lemos o testamento, um olhar retrospectivo que ele lança sobre sua vida, interpretando-a como um combate, uma corrida e uma missão fielmente cumprida até o fim. E exprime sua esperança de receber a coroa da justiça, prometida a todo fiel seguidor de Jesus.

Pedro é lembrado em dois episódios. No evangelho, recordamos o momento em que reconheceu em Jesus o Messias, o Filho do Deus vivo, e em resposta recebeu o encargo de ser fundamento e suprema autoridade da Igreja. A primeira leitura fala também de Pedro, que estava na prisão e foi milagrosamente libertado.

É por especial iluminação vinda do Pai, que Pedro reconhece e proclama Jesus “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Sobre esta fé de Pedro, que é graça, é fundada a Igreja. Pedro será a referência da fé, o porteiro e administrador que governa e decide na comunidade cristã, representando, mas não substituindo, o Senhor Jesus, ao qual pertence a Igreja.

Jesus diz “edificarei a minha Igreja”; ela lhe pertence, não a entrega a ninguém. Ele a guarda com a força do Espírito Santo, para que as potências do mal não prevaleçam. A Simão Pedro confia a tarefa de ser sinal visível de unidade na fé e na caridade.

A Igreja não pode ser vencida nem por Satanás nem por outros inimigos, porque nela vive e age o próprio Cristo. Cada Papa é o Pedro de sua época.

O carisma próprio dos dois apóstolos Pedro e Paulo que juntos darão sua vida pelo Mestre, é a audácia, a coragem apostólica que caracteriza a Igreja como missionária impávida e determinada na execução do mandato do Ressuscitado. A Igreja se identifica nesses dois homens que viveram as virtudes da determinação e da confiança n’Aquele que a envia e a prepara para toda obra missionária. Na dimensão hodierna, em que emerge a necessidade urgente de uma nova evangelização, Pedro e Paulo se apresentam como apóstolos dos nossos dias e nos convidam a redescobrir cada qual seu papel na função do anúncio do Evangelho.

A prisão de Pedro ocorreu por ordem de Herodes, com a intenção de processá-lo depois da Páscoa. Mas não conseguiu, porque em certa noite o prisioneiro foi milagrosamente libertado por um anjo: para ele ainda não tinha chegado o momento de dar o supremo testemunho de fidelidade a seu Senhor.

Esse episódio apresenta um detalhe que pode parecer secundário, mas que, na ótica da fé, tem grande importância: “a Igreja rezava continuamente pelo prisioneiro”. Uma oração eficaz, que foi seguida da sua libertação, que permitiu ao Apóstolo continuar com renovado espírito a sua missão.

Recordando Pedro e Paulo, a Igreja nos faz lembrar do representante atual de Cristo na terra, o Santo Padre, o Papa. Por diversas vezes Francisco tem pedido aos fiéis que rezem por ele. Um belo gesto de humildade da sua parte. Não obstante todo o êxito que tem obtido em seu ministério, ele se reconhece uma pessoa frágil, e não só por causa da idade, e incapaz de levar adiante, sem o apoio da Igreja orante, o pesado fardo que tem sobre os ombros. Invoca, por isso, o auxílio d’Aquele que lhe confiou essa missão e envolve nesse pedido o Povo de Deus, também para lembrar a todos os membros da Igreja o seu dever de sentir-se corresponsáveis pelo bem comum. É do interesse de todos os cristãos que na Igreja cada um cumpra bem a sua missão.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

« JULHO 2017 »