03/07/2017

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Recordando Pedro e Paulo, a Igreja nos faz lembrar do representante atual de Cristo na terra, o Santo Padre, o Papa.

São Pedro e São Paulo – Dia do Papa

2 de julho

 
1ª leitura: At 12,1-11
2ª leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho: Mt 16,13-19

 
As leituras de hoje nos apresentam um pouco da vida de Pedro e de Paulo. Deste, lemos o testamento, um olhar retrospectivo que ele lança sobre sua vida, interpretando-a como um combate, uma corrida e uma missão fielmente cumprida até o fim. E exprime sua esperança de receber a coroa da justiça, prometida a todo fiel seguidor de Jesus.
 
Pedro é lembrado em dois episódios. No evangelho, recordamos o momento em que reconheceu em Jesus o Messias, o Filho do Deus vivo, e em resposta recebeu o encargo de ser fundamento e suprema autoridade da Igreja. A primeira leitura fala também de Pedro, que estava na prisão e foi milagrosamente libertado.
 
É por especial iluminação vinda do Pai, que Pedro reconhece e proclama Jesus “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Sobre esta fé de Pedro, que é graça, é fundada a Igreja. Pedro será a referência da fé, o porteiro e administrador que governa e decide na comunidade cristã, representando, mas não substituindo, o Senhor Jesus, ao qual pertence a Igreja.
 
Jesus diz “edificarei a minha Igreja”; ela lhe pertence, não a entrega a ninguém. Ele a guarda com a força do Espírito Santo, para que as potências do mal não prevaleçam. A Simão Pedro confia a tarefa de ser sinal visível de unidade na fé e na caridade.
 
A Igreja não pode ser vencida nem por Satanás nem por outros inimigos, porque nela vive e age o próprio Cristo. Cada Papa é o Pedro de sua época.
 
O carisma próprio dos dois apóstolos Pedro e Paulo que juntos darão sua vida pelo Mestre, é a audácia, a coragem apostólica que caracteriza a Igreja como missionária impávida e determinada na execução do mandato do Ressuscitado. A Igreja se identifica nesses dois homens que viveram as virtudes da determinação e da confiança n’Aquele que a envia e a prepara para toda obra missionária. Na dimensão hodierna, em que emerge a necessidade urgente de uma nova evangelização, Pedro e Paulo se apresentam como apóstolos dos nossos dias e nos convidam a redescobrir cada qual seu papel na função do anúncio do Evangelho.
 
A prisão de Pedro ocorreu por ordem de Herodes, com a intenção de processá-lo depois da Páscoa. Mas não conseguiu, porque em certa noite o prisioneiro foi milagrosamente libertado por um anjo: para ele ainda não tinha chegado o momento de dar o supremo testemunho de fidelidade a seu Senhor.
 
Esse episódio apresenta um detalhe que pode parecer secundário, mas que, na ótica da fé, tem grande importância: “a Igreja rezava continuamente pelo prisioneiro”. Uma oração eficaz, que foi seguida da sua libertação, que permitiu ao Apóstolo continuar com renovado espírito a sua missão.
 
Recordando Pedro e Paulo, a Igreja nos faz lembrar do representante atual de Cristo na terra, o Santo Padre, o Papa. Por diversas vezes Francisco tem pedido aos fiéis que rezem por ele. Um belo gesto de humildade da sua parte. Não obstante todo o êxito que tem obtido em seu ministério, ele se reconhece uma pessoa frágil, e não só por causa da idade, e incapaz de levar adiante, sem o apoio da Igreja orante, o pesado fardo que tem sobre os ombros. Invoca, por isso, o auxílio d’Aquele que lhe confiou essa missão e envolve nesse pedido o Povo de Deus, também para lembrar a todos os membros da Igreja o seu dever de sentir-se corresponsáveis pelo bem comum. É do interesse de todos os cristãos que na Igreja cada um cumpra bem a sua missão.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« JULHO 2017 »
S T Q Q S S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6