16/04/2017

DOMINGO DE PÁSCOA

Ressurreição do Senhor!

DOMINGO DE PÁSCOA

16 DE ABRIL

 

1ª leitura: At 10,34a.37-43

2ª leitura: Cl 3,1-4

Evangelho: Jo 20,1-9

 

São Pedro anuncia, diante da família pagã do centurião Cornélio, para conduzi-la à conversão e ao batismo, o evento que encheu de admiração todos os apóstolos: “Nós comemos e bebemos com Ele depois que ressuscitou dos mortos”. Após a sua ressurreição, Jesus não é mais o Messias de um pequeno grupo, mas de toda a humanidade. Nós também, graças à fé, podemos usufruir da experiência deles e apoiar-nos nela por meio da Igreja, dando testemunho da ressurreição por uma vida renovada e aberta ao mundo.

A festa de Páscoa será festa somente se em nós acontecer a renúncia ao pecado. Então “ressuscitados com Cristo” seremos felizes, desde agora, sem esperar o último dia. A Páscoa exige de nós constantemente que demos prova dessa alegria, sinal da vida nova que Jesus nos alcançou, porque nossos olhos estarão fixos naquilo que não é passageiro, mas no que é eterno.

No primeiro dia da semana, Jesus ressuscitou! Explode a vida, começa a história nova da humanidade, nada é como antes. Tudo tem um sentido novo, positivo, definitivo. O anúncio daquele fato histórico, que é o tesouro que funda a comunidade dos fiéis, corre de casa em casa, em todos os cantos da terra, e torna-se Evangelho, boa notícia para todos os povos. O sepulcro vazio tornou-se o berço do cristianismo (São Jerônimo). O fato principal na história do cristianismo está num certo número de pessoas que afirmam ter visto o Ressuscitado. Desde sempre, a Igreja missionária dá inicio a novas comunidades de fé justamente anunciando que Jesus Cristo é o Filho de Deus, crucificado e ressuscitado. Por isso professamos que a fé é apostólica, porque é radicada na fé dos apóstolos e no seu testemunho.

O testemunho que une anúncio e coerência de vida é a primeira forma de missão. As verdadeiras testemunhas de Cristo Ressuscitado são pessoas que irradiam o Evangelho. As pessoas transformadas pelo Evangelho de Jesus ressuscitado, que vivem os valores superiores do espírito, são as únicas capazes de contagiar outras pessoas e interessá-las nos mesmos valores, como a aceitação e a serenidade no sofrimento, a esperança diante da morte, a oração como abandono nas mãos do Pai, a alegria no serviço aos outros, a honestidade a toda prova, a humildade e o autocontrole, a promoção do bem do outro, a atenção às necessidades dos últimos, o testemunho do Invisível. Celebra a páscoa com Cristo somente quem sabe amar, sabe perdoar, com um coração grande como o mundo, sem inimigos, sem rancores, como ensinava Dom Oscar Romero, pouco antes de ser morto a 24 de março de 1980.

O Senhor da Vida ressuscitou! Como Pedro e o outro discípulo corremos também nós para o sepulcro vazio. Diante dele foi proclamada a grande revelação do anjo às mulheres que lá chegaram primeiro: “Ressuscitou, não está mais aqui!”

A ressurreição de Jesus é o “sim” de Deus a Cristo e a nós, porque ressuscitando o homem Jesus, Deus ressuscitou toda a humanidade e fez uma nova criação: céus novos e terra nova.

Nós cremos que Jesus ressuscitou, não só porque os discípulos dizem “Vimos o Senhor!”, mas porque falam e se comportam como pessoas ressuscitadas. Com a ressurreição tudo muda porque se proclamo que “o Senhor ressuscitou”, ponho em jogo o sentido total da minha vida. Digo que não posso pensar num Deus ausente da minha vida. Agora sei que o Amor sai vencedor de todas as provações, de situações governadas por todas as necessidades e infunde uma esperança nova dentro da nossa vida e do nosso coração.

 

Pe. José R. Vidigal, C.Ss.R.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« JUNHO 2017 »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2